quinta-feira, 5 de abril de 2012

Afinal, quais benefícios o exercício físico proporciona à saúde?

Por Daniela Carasco

Ficar com a barriga chapada, bumbum durinho e pernas torneadas não são os únicos benefícios proporcionados pelo exercício físico. Além de melhorar a aparência física, a sua prática constante ajuda muito a melhorar a saúde. 


Confira quais são eles, segundo um estudo publicado pelo “The International Journal of Clinical Practice”, e aproveite o final de semana para começar a se mexer. Vale caminhada no parque, bicicleta ao ar livre, dança com os amigos e até academia no sábado! 



Cérebro: 

Um estudo com 4 mil pessoas descobriu que aquelas que se exercitavam apresentavam menos sintomas de depressão. Permanecer ativo também reduz em 30% o risco de sofrer um declínio cognitivo. 


Pâncreas:

Perder de 5 a 7% do peso previne ou retarda o aparecimento do diabetes tipo 2. 

Coração:
A atividade física reduz a pressão sistólica (o número maior que aparece quando você mede a pressão) tanto quanto algumas medicações – de 5 a 10 mmHg. 


Intestino:

Praticar de 20 a 60 minutos de exercício moderado ou pesado, de três a cinco vezes por semana, é melhor do que a maioria dos tratamentos contra a síndrome do intestino irritável. 


Ossos:

Apenas 10 minutos de exercício de alto impacto praticado três vezes por semana fortalece os ossos. Um exemplo é o treino pliométrico, que usa saltos. “O impacto faz com que o cálcio penetre nos ossos”, diz a personal trainer Bianca Vilela, em entrevista à WOMEN’S HEALTH. 


Todo o organismo:
Caminhar ou pedalar 1 hora por dia diminui o risco de desenvolver câncer em 16%.


Fonte: mdemulher.abril.com.br
Publicado em: 03 de junho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário