O posicionamento errado nas máquinas e os excessos de peso e repetições são responsáveis por cerca de 80% das lesões na academia.
Coluna perfeita ninguém tem. Mas, na hora de fazer exercícios com carga, é bom prestar atenção à postura. O posicionamento errado nas máquinas e os excessos de peso e repetições são responsáveis por cerca de 80% das lesões na academia, além de explicar boa parte das queixas de dor nas costas. A regra é clara: para proteger a coluna, o treino tem que ser ajustado ao seu corpo e é preciso respeitar os seus limites. Adotar as precauções a seguir também ajuda.
- Nos exercícios abdominais, que contribuem para dar sustentação às costas, mantenha os joelhos flexionados o tempo todo e jamais force o pescoço.
- Seja qual for o exercício, faça movimentos controlados, prestando atenção na organização postural e pensando no que está fazendo.
- Sempre que fizer exercícios deitada no banco, independentemente da musculatura que estiver trabalhando, coloque os pés sobre ele. Além de ajudar a manter o equilíbrio, essa medida serve para manter a coluna toda apoiada (sem sobrecarga na lombar) e segura.
- Exercícios com pesos livres exigem mais equilíbrio, consciência corporal e cuidado com a postura do que os feitos nos equipamentos. Mas é tudo uma questão de hábito. Em compensação, trabalham mais grupos musculares de uma vez só e, por isso, queimam mais calorias.
- Exercitar o core, grupo de músculos que compõem a região do abdômen, costas e quadris, ajuda a corrigir erros posturais, fortalece a coluna e previne lesões.
Fonte: mdemulher.abril.com.br
Publicado em: 22 de março de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário