domingo, 1 de maio de 2011

Consumo exagerado de suplementos alimentares provoca intoxicação!


Por: Juliana Vines

A busca por melhorar o desempenho pode trazer mais prejuízos do que vantagens. É o que acontece quando o uso de suplementos é feito sem prescrição médica e a ingestão diária dos nutrientes passa dos limites indicados.

"O consumo excessivo de nutrientes me preocupa tanto quanto a contaminação. Esses casos são muito comuns", afirma a nutricionista Suzana Bonumá.

Um dos problemas mais freqüentes é a ingestão exagerada de proteínas e aminoácidos, presentes em fórmulas que prometem aumento da força e maior definição dos músculos.

"Há um limite máximo de consumo diário. Falamos em um grama por quilo de peso, para pessoas que não fazem exercício físico nenhum, 1,6 grama por quilo de peso para aquelas fisicamente ativas e no máximo 1,8 grama por quilo de peso para atletas de alto rendimento", diz o educador físico Jocelito Martins.

Mais do que isso, a proteína deixa de ser benéfica e causa aumento de peso e sobrecarga hepática.
O excesso de vitaminas causa a chamada hipervitaminose. É quando a ingestão exagerada de nutrientes passa a ser tóxica ao organismo.

"Atletas não gastam mais vitaminas do que pessoas sedentárias. Os polivitamínicos devem servir apenas para complementar falha na alimentação, como para qualquer um”, afirma o médico Turíbio Leite de Barros.

Os efeitos da hipervitaminose são diferentes para cada tipo de nutriente.

"Uma das conseqüências é o aparecimento de feridas pelo corpo", afirma Martins.

A ingestão de compostos hipercalóricos por pessoas que não têm gasto energético acima da média resulta em ganho de peso. Barros alerta para o fato de que muitos suplementos hipercalóricos disponíveis no mercado não são reconhecidos como tal.
É o caso de fórmulas para enriquecer o leite, usadas para complementar a alimentação de crianças.
Outro problema, segundo Katiuce Borges, nutricionista especialista em fisiologia do exercício, é a ingestão excessiva de antioxidantes para combater o chamado estresse oxidativo, um dos causadores do envelhecimento precoce.
"Atletas têm um nível de estresse oxidativo maior. Mas o consumo exagerado causa o efeito inverso: aumenta a quantidade de radicais livres."

Fonte: Folha.com
Publicado em: 09/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário